Nós, Araguaia Tur, somos uma empresa totalmente voltada ao seu lazer e entretenimento! Oferecemos pesca esportiva, ecoturismo, momentos de total relax seja em família ou entre amigos. Além de infraestrutura repleta de conforto e mimos, oferecemos um ambiente totalmente familiar e amistoso. Proporcionando a sensação de estar em sua própria casa, porém em meio à natureza.
Estamos localizados em São Félix do Araguaia, ao extremo Nordeste do Estado do Mato Grosso e contamos com os melhores serviços de Ecoturismo da região, voltados especialmente para você poder conhecer belíssimas praias desertas, navegar em grandes Rios da região (Araguaia e das Mortes), trilhas e safáris fotográficos na Mata Amazônica, no Cerrado e no Pantanal. A Pousada Recanto do Sossego que oferece aos seus hóspedes guias experientes para pescarias esportivas, passeios eco turísticos, focagem de animais, visitas as aldeias indígenas e conta ainda com uma saborosa culinária regional.
E para ficar ainda melhor temos o Barco Hotel Tainá do Araguaia que oferece uma imersão completa na natureza, sem perder nada em conforto! Nosso Barco Hotel tem capacidade para grupos fechados de até 16 pessoas navegarem pelos rios Araguaia e das Mortes, conhecer de perto paisagens típicas da região, sentir fortes emoções com a pesca esportiva em nossos rios, visitar aldeias indígenas enfim, uma completa imersão na natureza que lhe recarregará as energias de uma forma jamais vista antes!
Hospede-se conosco, será uma experiência única!
Você aí que se encantou pelas belezas de São Félix do Araguaia, sabe como fazer para chegar até nós? Não?! Então dê uma olhada!⠀
Onde o acesso é mais difícil o peixe é farto! Lembre - se disso.⠀
No início, a região de São Félix do Araguaia foi habitada pelos povos indígenas Tapirapé e Carajá, e por algum tempo também pelos Xavante.
Localizada às margens do Rio Araguaia, próximo ao Rio das Mortes, São Félix do Araguaia, está no nordeste mato-grossense e faz divisa com: Ribeirão Cascalheira, Alto da Boa Vista, Cocalinho, Querência, Feliz Natal, Marcelândia, São José do Xingú, Canabrava do Norte, Luciara e Ilha do Bananal (Estado de Tocantins).
O município de 10.292 habitantes e área de 19.521,76 km² possui vôos regulares nos dias úteis e muitas atrações turísticas: paisagens belíssimas próprias para o ecoturismo; uma abundância de peixes que fisgou os pescadores do Brasil e do mundo, esportes aquáticos e muitas opções de descanso.
ORIGEM HISTÓRICA
A efetiva colonização da região de São Félix do Araguaia ocorreu no início da década de quarenta, no tempo da Marcha para o Oeste, com Getúlio Vargas presidente.
A denominação de São Félix foi dada no dia 20 de novembro de 1942, por ocasião da visita do bispo D. Sebastião Thomas Câmara ao incipiente povoado.
A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegeria contra os índios xavánte, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território. Na margem direita do Rio Araguaia, vivia o pacífico povo indígena Karajá. Com a descida do povo Xavante para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.
A Lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix, com território vinculado ao município de Barra do Garças.
Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da Lei Estadual nº 3.689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.
O termo “Araguaia”, de origem geográfica, foi incorporado para distinguir o município mato-grossense de outro com a mesma denominação, no Estado da Bahia.
Fonte: SEPLAN-MT